18 de julho de 2012

Fêmea com Tumor Mamário causado por uso de anticoncepcionais injetáveis!


O controle de natalidade em animais domésticos é um dos maiores desafios nos dias de hoje, especialmente nos grandes centros urbanos em função das populações de cães e gatos errantes.
O princípio ativo deste medicamento é o Acetato de Medroxiprogesterona e sua ação é retardar ou suprimir a fase de aceitação sexual dos animais além de incômodos como o sangramento das cadelas.
Os anticoncepcionais injetáveis foram muito utilizados na década de 80 e no início da década de 90. No entanto, há efeitos colaterais após estes tratamentos pré-dispondo as fêmeas a apresentar tumores de mama e infecções uterinas (metrites) em função do seu princípio ativo ser um hormônio (progesterona).
Há uma fase certa do ciclo do animal para se aplicar o anticoncepcional, pois caso contrário pode ocasionar mais problemas. Muitos aplicam a medicação quando o animal já está no cio o que é extremamente prejudicial. Além disso, é muito comum gatas prenhes receberem a medicação por seus donos não saberem que elas estão gestantes, levando os fetos à morte.
Em cadelas o correto é fazer a aplicação antes do estro (cio) esperado. Antes da aplicação deve-se determinar o estágio do ciclo, a partir do quadro clínico, anamnese e citologia vaginal (verificar exatamente as células que ali estão, comprovando a exata fase do ciclo estral em que encontra-se o animal).
Em gatas para um controle eficaz, o produto deve ser administrado 3 a 6 semanas depois do cio ou uma semana depois do desmame dos filhotes.
Enfím, o controle de natalidade pela ação de anticoncepcionais embora seja uma alternativa, deve ser evitada pelo possibilidade de doenças relacionadas após o seu uso.
Dr. Marcos Fernandes


Esta fêmea foi recolhida e está aos cuidados da associação Bicho Vadio!
Não há possibilidade de tratamento cirúrgico já que a extensão do tumor é grande.


Fotos: Michele Lando Rogalski

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.